Chama-se WePinch e é uma plataforma online que quer juntar profissionais, gente com ideias e investidores. De certa maneira acaba por funcionar como um site de financiamento colaborativo, mas onde as relações são mais diretas e onde o contributo pode ser feito tanto com investimento de capital ou com mão de obra.

Por vezes existem ideias e não existem pessoas suficientes para arrancar com o projeto, outras vezes o que falta é o dinheiro. No WePinch a ideia é juntar todos de forma rápida e acessível.

Andreia Onofre, fundadora do projeto, dá o exemplo do empreendedorismo em Portugal que tem sido feito sobretudo de "forma isolada ou em espaços físicos e eventos", faltando uma maior interligação que pode ser proporcionado pela Internet.

"Nenhum pequeno negócio cresce ou sobrevive sem as pessoas certas e sem os recursos financeiros necessários. Queremos que neste espaço as mais de 30.000 empresas que forem criadas em 2013 em Portugal possam encontrar as suas equipas e os seus investidores", explicou Andreia Onofre, à Lusa.

Dois dos objetivos do projeto são criar mais empresas e mais emprego em Portugal, mas o WePinch vai alargar-se a outros mercados. Para já a plataforma está disponível em português, mas prevê-se que dentro de algumas semanas fique disponível em inglês para atingir mercados como os EUA, América Latina e alguns países da Europa. Potenciar a internacionalização de projetos nacionais é outra das vantagens que pode ser retirada da rede social.

O WePinch foi desenvolvido em parceria com a Sales Engine Online, empresa de marketing digital, que vai ajudar a promover a plataforma noutros mercados. Para já a plataforma só está disponível por convite, que pode ser requisitado por email, mas fica a promessa de que em breve vai abrir ao mundo.

O investimento da plataforma empreendedora ronda o meio milhão de euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico