Os dados são de um novo relatório da Massolution e revelam que este mercado, desenvolvido por plataformas como o KickStarter, cresceu 81% ao longo do ano passado.



A Europa e os Estados Unidos foram as regiões do globo que mais investiram em crowdfunding, concentrando 95% do mercado: na Europa foram angariados 945 milhões de dólares através destas plataformas e nos Estados Unidos 1,6 mil milhões.



A tendência de crescimento do fenómeno atira as expectativas de evolução deste modelo de financiamento para números elevados. A Massolution estima que os projetos em crowdfunding absorvam este ano 5 mil milhões de dólares.



Os números apurados na pesquisa compilam informação de 308 plataformas ativas de crowdfunding, onde mais de um quarto do dinheiro (27,4%) foi alocado a projetos sociais.

[caption]Projetos em crowdfunding[/caption]

Os projetos na área dos negócios e empreendedorismo absorveram 16,9% das verbas, enquanto o cinema e as artes performativas angariaram 11,9% do capital aplicado em plataformas de crowdfunding.



As plataformas de crowdfunding permitem ampliar o leque de possíveis investidores num novo projeto. Quem precisa de angariar financiamento estabelece um montante e um prazo. Se conseguir usa os contributos para avançar com uma ideia, como fizeram os criadores da consola Android Ouya, que nasceu por esta via. Se não conseguir o dinheiro é devolvido a quem colaborou.

Cristina A. Ferreira

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico