As propostas que a Google apresentou na semana passada à União Europeia para resolver a investigação antitrust de que está a ser alvo são vistas para já como insuficientes pelo ICOMP, organização que representa algumas das empresas queixosas no processo.

Segundo relata a Business Week citando uma fonte anónima mas que tem trabalhado de perto o caso, uma das propostas da empresa de Mountain View passa por distinguir declaradamente os serviços próprios dos serviços das empresas concorrentes nos resultados do motor de busca, dando possibilidade de escolha aos utilizadores.

Um advogado da Iniciativa para um Mercado Competitivo Online (ICOMP) referiu à revista da Bloomberg que se uma das principais propostas da Google é a rotulação dos serviços próprios, então trata-se de um "não-começo" para a gigante dos motores de busca. O ICOMP é uma organização composta por várias empresas, uma das quais é a Microsoft que também faz parte do grupo de entidades que apresentaram queixa contra a Google por suposto abuso de posição dominante no mercado europeu.

"Ainda não vimos a proposta e a Comissão Europeia ainda não nos explicou quais são. Estamos às cegas.", refere o advogado do ICOMP David Wood.

Para que as propostas sejam consideradas como satisfatórias, a Google terá que se basear em princípios não discriminatórios, terá que mostrar compromisso na resolução das queixas e terá que restaurar o caráter competitivo do motor de busca, adianta David Wood.

Um porta-voz da Google sediado em Bruxelas apenas comentou dizendo que a tecnológica norte-americana continua a cooperação com as autoridades europeias para resolver o caso.

O ICOMP alega ainda que a União Europeia terá que olhar além do motor de busca já que o domínio da Google noutras áreas, como o setor mobile e no serviço de mapas, também constituem um perigo para a livre concorrência desses segmentos de mercado.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.