O problema do acesso das crianças a sites de pornografia na Internet parece não ter solução fácil. De acordo com o estudo "Youth, Pornography and the Internet" lançado esta semana pelo National Research Council as entidades responsáveis – governos, escolas e pais ente outras – terão de conjugar factores técnicos, legais, económicos e educacionais para tentar proteger os menores da exposição a este tipo de conteúdos, noticiou o New York Times.
Na opinião de Alan Davidson, director adjunto do Center for Democracy and Technology – uma organização que se debruça sobre as políticas da alta tecnologia – o que pode parecer óbvio é na realidade uma chamada de atenção para "não ser sexy". Segundo salienta, os responsáveis do estudo não apelam à criação de novas legislações para resolver esta questão, apesar das pressões para que o congresso aprove a utilização de filtros de pornografia em escolas e bibliotecas.
Por seu lado Richard Thornburgh, antigo procurador-geral, que conduziu este projecto, refere que as conclusões da análise irão desiludir os que esperavam a apresentação de uma solução tecnológica imediata. Em relação aos filtros estes poderão ser muito vantajosos na redução da exposição de menores a conteúdos inapropriados se a incapacidade de aceder a grandes quantidades de materiais apropriados for aceite, conclui.
Embora as conclusões desta análise não agradem a todos, Bruce Taylor, presidente e conselheiro chefe do National Law Center for Children and Families, referiu ao jornal norte-americano que será um documento base para os que actuam nesta área. Todavia, este responsável evidencia que ficou desapontado com o facto do estudo não referir métodos específicos – como por exemplo identificadores de idade que sigam os menores enquanto estes estão online – para proteger as crianças.
Bruce Taylor salienta que ideias como a mencionada previamente para controlar os menores no ciberespaço através de protocolos e protecções são fortemente rejeitadas por uma parte da indústria, o que levanta mais um problema.
Notícias Relacionadas:
2001-10-23 - Grandes redes de sites apoiam novo sistema de filtragem
2001-07-07 - MessageLabs desenvolve software que detecta imagens pornográficas
2001-05-22 - Programas de filtro de conteúdos Web são eficientes
2001-04-16 - Yahoo! diz não à pornografia
2001-02-16 - Filtros de conteúdos são pouco eficazes na protecção dos menores
Protecção de menores na Net sem solução tecnológica eficaz
Este artigo tem mais de 23 anos
Como impedir os menores de ver pornografia na Net é o tema do estudo "Youth, Pornography and the Internet" que servirá de base para a procura de novas soluções. No entanto, ficou aquém das expectativas de quem esperava uma solução tecnológica definitiva.
Comentários