Em 2015 foram investidos em Portugal 541,7 milhões de euros em publicidade online, mais 11,4% que no ano anterior. A televisão continua a ser o suporte preferido dos anunciantes, mas foi no online que o investimento publicitário mais cresceu. As verbas direcionadas pelos anunciantes à televisão cresceram 11,4% em 2015, para 5 mil milhões de euros, de acordo com um estudo da Carat para o Jornal de Negócios.

No conjunto dos vários suportes o saldo foi positivo, com o investimento publicitário em Portugal a crescer 10% no ano passado, para um total de 6,8 mil milhões de euros. E a tendência continua em 2016.

Os anunciantes já investiram este ano em Portugal 173 milhões de euros em publicidade online, mais 12,1% que no mesmo período de 2015. A televisão ficou com 1,7 mil milhões. Nos restantes suportes o investimento publicitário também tem vindo a crescer desde o início do ano, com exceção da imprensa escrita que em 2015 captou mais publicidade, mas que até abril não conseguiu a mesma proeza.

Os dados do Interactive Advertising Bureau indicam que o investimento publicitário online na Europa atingiu no ano passado os 36,2 mil milhões de euros, num crescimento de 13,1% face ao ano anterior. O número é superior ao do volume de investimento publicitário para televisão no mesmo período, que ascendeu a 33,1 mil milhões de euros.