Na sua previsão anual para o mercado de publicidade online, a JupiterResearch avança que nos próximos cinco anos o crescimento dos anúncios aliados aos serviços de busca já terá ultrapassado a publicidade feita através de banners.



Assim, a publicidade nos serviços de pesquisa deverá crescer 12 por cento ao ano, enquanto que o recurso aos banners deverá aumentar a uma taxa de sete pontos percentuais ao ano.



O crescimento expectável para o mercado de anúncios direccionados ao resultado das pesquisas deverá permitir que em 2005 este gere receitas de 18,9 mil milhões de dólares, o dobro dos 9,3 mil milhões alcançados em 2004.

Este aumento nos anúncios baseados nas pesquisas reflecte o aumento da confiança por parte dos anunciantes no mercado publicitário online, mas também a modernização das tecnologias usadas para anunciar, mais apelativas para anunciantes e para utilizadores.

"O número de anunciantes que recorrem o mercado de pesquisa para fazer marketing dos seus produtos continuará a crescer, muito devido à sua eficiência", diz Gary Stein, analista da JupiterResearch, em comunicado.

Mas o marketing nos serviços de pesquisa é apenas um dos elementos que estimulará o crescimento total da publicidade online, refere a consultora. Prevê-se que os anúncios de classificados na Internet registem também um aumento de quase dez por cento ao ano, alcançando os 4,1 mil milhões de dólares em 2010.

Os anunciantes podem ainda tirar vantagem do número crescente de lares com Internet de banda larga, o que lhes permitirá usar técnicas mais sofisticadas como os anúncios através de rich media e streaming de média.

Os rich media usam áudio, vídeo e outros efeitos para aumentar a interacção com os utilizadores, já o streaming media transmitem áudio e vídeo de forma instantânea, ao primeiro contacto do utilizador com a publicidade.

Os investimentos em rich media podem crescer 25 por cento ao ano até 2010, alcançando os 3,5 mil milhões de dólares em vendas, e o streaming media vai crescer 30 por cento ao ano para 943 milhões de dólares em 2010, concluiu a JupiterResearch.

Notícias Relacionadas:

2005-05-23 - Publicidade online com recurso a streaming de vídeo aumenta significativamente

2005-05-05 - Publicidade online supera valores alcançados antes da queda das dotcom