O investimento em publicidade online aumentou 23,2% nos EUA, durante os primeiros seis meses deste ano, alcançando perto de 15.000 milhões de dólares, segundo um estudo do Interactive Advertising Bureau (IAB) e da PricewaterhouseCoopers.

A taxa de crescimento registada mais do que duplica os valores do ano anterior de 11,3%, face a 2009, quando as receitas publicitárias atingiram os 12,1 mil milhões de dólares.

As pesquisas continuam a angariar a maior parte do investimento (49%), com os anúncios do tipo display – que inclui banners, rich media e o vídeo digital – a arrecadarem o segundo lugar (37%). Os classificados representam apenas 8% dos gastos e o email marketing 1%.

Especificamente, o formato display registou mais de 5.500 milhões de dólares de investimento entre Janeiro e Junho, crescendo mais de 27% face ao mesmo período de 2010. Com uma taxa de crescimento idêntica, os motores de busca “roubaram” perto de 7.300 milhões de dólares dos gastos em publicidade.

O vídeo também tem somado pontos, tendo este ano registado uma subida de 42,1% face a 2010, traduzida em 891 milhões de dólares.

Os classificados e o email marketing são os únicos formatos que registam descidas, de respectivamente -2% e -34,2%, comparativamente com os dados de 2010.

"O rendimento notável da publicidade digital em 2011, até à data, demonstra que os anunciantes estão a apostar cada vez mais na INternet para vender as suas marcas”, refere Randall Rothenberg, conselheiro delegado do IAB, no comunicado que dá a conhecer os dados.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico