![Quase dois terços dos portugueses já fazem compras online](/assets/img/blank.png)
Os dados mais recentes da Marktest mostram que, no final de 2024, quase dois terços dos portugueses (64%) já faziam compras na internet, através de sites ou outras plataformas digitais.
O número apurado pela empresa de estudos de mercado é de 5,5 milhões e traduz um crescimento de 200 mil novos compradores online, quando comparado com os dados do ano anterior. Numa análise mais alargada, é possível ainda concluir que o crescimento do número de compradores online está a acelerar. Face aos dados apurados no final de 2022 verifica-se um crescimento de 300 mil, nesse número.
A frequência das compras online também tem vindo a aumentar, com um número cada vez maior de consumidores a assumirem que fazem compras online até três vezes por semana. Em 2023, essa frequência de compra já tinha avançado 50%, no ano passado voltou a crescer na mesma proporção, mas com impacto ligeiramente superior (51%).
Por idades, é na faixa etária entre os 35 e os 44 anos e entre os 45 e os 54 anos que se concentra um maior número de compradores. Em cada um destes grupos etários estão mais de 1,2 milhões de compradores online. Em conjunto, nestes dois grupos etários estão mesmo a esmagadora maioria dos compradores online em Portugal, quase 80%.
Estes dados estão compilados na mais recente edição do estudo Barómetro E-Commerce e também mostram diferenças importantes nos hábitos de compra online, entre mulheres e homens.
Outras pesquisas da Marktest apontam no mesmo sentido, e confirmam que os portugueses estão cada vez mais à vontade com a utilização de plataformas digitais onde podem fazer compras. Acontece o mesmo ao nível dos conteúdos. Dados divulgados já este mês de fevereiro, mostram que a utilização de plataformas de streaming atingiu um novo máximo em Portugal.
No estudo BStream, a Marktest concluiu que 52% dos portugueses, com 15 anos ou mais, consomem conteúdos através de plataformas de streaming. Este é o valor mais elevado nos registos existentes desde que o estudo começou a ser feito. Dizem respeito a inquéritos realizados entre setembro e dezembro do ano passado.
As estatísticas mais recentes do Eurostat, relativas ainda a 2023, no entanto, dão uma perspetiva mais global do tema e revelam que, pelo menos em 2023, Portugal estava longe dos melhores números europeus em matéria de compras online.
Na região 58,1% das pessoas entre os 16 e os 74 anos afirmavam ter comprado ou encomendado bens ou serviços pela internet nos últimos três meses. Portugal ficou abaixo desta média, destacando-se como um dos Estados-membros onde o comércio eletrónico tinha menos expressão.
À data, o mapa do Eurosatat mostrava que 51,1% da população na capital portuguesa fazia compras através da internet, o valor mais alto no país, mas ainda assim abaixo da média europeia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários