Os criadores do site explicaram ao Tugaleaks que decidiram fechar o serviço devido à possibilidade de serem diretamente processados pela ACAPOR.

O site Movies and Series by Né & Miguelito foi criado há seis anos e partilhava conteúdos, sobretudo de vídeo, contando com cerca de 360 mil membros, um número mais reduzido do que na primeira versão do serviço, que foi remodelado em 2011. A ACAPOR classifica-o como o quarto maior site pirata português.

Segundo os criadores do site, o número de downloads diários andava na casa dos milhares e o serviço tinha cerca de 10TB de uploads na conta que usavam para fazer upload, não faltando muito para chegar aos PB de tráfego, explicaram ao Tugaleaks.

A carta da ACAPOR a indicar que estaria prestes a entrar no Tribunal da Propriedade Intelectual uma queixa contra os criadores do site, exigindo o pagamento de prejuízos na ordem de 80 mil euros levou à decisão de encerramento.

“Tomamos esta decisão, pois o nosso objectivo nunca foi prejudicar ninguém, mas sim tornar a Internet livre e de modo a que as pessoas possam ter de forma igual acesso à cultura… muito menos temos algum ganho com o mesmo para cobrir as despesas face às eventuais queixas que possam vir a existir contra nós, e chegou a um ponto que para defendermos os nossos ideais íamos prejudicar muito as nossas vidas sem ganharmos um cêntimo com o mesmo, coisa que muitos nos acusam”, referem os criadores à mesma fonte.

Recorde-se que a ACAPOR teve de recuar na sua intenção de inundar os tribunais com queixas contra sites de partilha de ficheiros protegidos por direito de autor, mas que no ano passado avançou com queixas específicas contra alguns sites, o que levou ao encerramento do WarezTuga e à “limpeza” do Oxe7, mas os serviços voltaram rapidamente a ser disponibilizados online.

Outros sites terão sido também ameaçados mas sem consequências ainda efetivas, como o LegendaTuga e o Piratamania.

O TeK já contactou a ACAPOR para obter mais esclarecimentos, mas isso não foi possível até à hora de publicação deste artigo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: O contacto com a ACAPOR acabou por resultar numa nova notícia que pode ser lida aqui.