Ecopegada é o nome de uma nova ferramenta online destinada a calcular a pegada ecológica das empresas. O serviço, que já se encontra acessível através de um site criado para o efeito, promete ajudar também com conselhos para melhorar o desempenho das organizações em matéria de sustentabilidade ambiental.

A ferramenta permite "avaliar os principais parâmetros de consumo das organizações, nomeadamente o consumo energético e produção de resíduos" bem como "monitorizar a sua evolução ao longo do tempo, através de uma avaliação regular", descrevem os responsáveis pelo projeto, num comunicado de imprensa.

A pegada ecológica é calculada pelo software, com base em dados contabilísticos como o consumo de energia elétrica, combustíveis e a produção de resíduos. O resultado pode ser guardado e comparado com futuros cálculos, permitindo monitorizar o sucesso da implementação de estratégias e alterações de comportamentos.

A aplicação nasce de uma parceria entre a Sage Portugal e a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, tendo em conta "a preocupação crescente por parte das organizações em avaliar a pegada ecológica associada à sua atividade" e a "dificuldade em aplicar esta metodologia a cada realidade específica", lê-se na nota aos meios.

Para além das ferramentas de monitorização, é possível contar com sugestões da Quercus sobre como reduzir a pegada ecológica e formas de a compensar - aderindo a um dos programas voluntários de investimento em capital natural nos projetos que a associação implementa no terreno, por exemplo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes