A multinacional Quidgest quer diminuir o défice de profissionais qualificados em engenharia de software em Portugal e, por isso, vai formar 250 pessoas nesta área em 2021. As inscrições para os cursos já encontram abertas.

As formações da empresa de software sediada em Lisboa vão ter como foco o Genio, a plataforma de geração automática de código assente em modelação e inteligência artificial. Quanto ao total de horas lecionadas, os participantes podem escolher do nível um (40 horas) até ao três (120 horas).

Em comunicado, a Quidgest garante que o nível um já permite que os formandos sejam "full stack developers". Com a formação, e graças à plataforma Genio, os participantes passam a conseguir desenvolver software através da modelação e não do código manual, permitindo-lhes ser 100 vezes mais rápidos que os programadores comuns.

Kits de aprendizagem: Programação, segurança, literacia digital e muito mais com acesso livre
Kits de aprendizagem: Programação, segurança, literacia digital e muito mais com acesso livre
Ver artigo

Após o curso intensivo, os formandos têm à sua espera três principais oportunidades de emprego: trabalhar para as várias áreas de negócio da Quidgest a desenvolver tecnologia ou para um dos clientes e parceiros do ecossistema Genio, que vão desde consultoras internacionais a organismos públicos, ou desenvolver os próprios negócios e contar com o apoio da Quidgest.

De acordo com a empresa, não é necessário ter formação prévia na área da tecnologia para participar nas formações. Ainda assim, conhecimentos de gestão de base de dados e programação vão facilitar a consolidação de conhecimentos. Para os participantes que possam estar indecisos sobre a formação que melhor se adequa ao seu perfil, a empresa disponibiliza um formulário de apoio da Academy.

Para Sara Inácio, Innovation Manager da Quidgest e responsável pela Quidgest Academy, os últimos meses comprovaram “a importância de as empresas terem soluções de base digital ágeis e a relevância de requalificarmos pessoas para áreas de trabalho mais estáveis”. Neste contexto, considera que esta formação vem responder a várias necessidades, impulsionando, ainda, “os gestores e aspirantes a empreendedores a criarem os seus próprios negócios e a gerarem emprego”.

De recordar que em 2019 as vendas de produtos e serviços da Quidgest registaram um crescimento de 35,2% em comparação com o ano anterior, com os mercados externos como a Alemanha a representarem quase 50% do volume de negócios. No que diz respeito à área de gestão de pessoas, o ERP SINGAP Web foi o produto que esteve em destaque ao longo do ano, tendo sido selecionado em concursos internacionais para processos de Transformação Digital.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.