A Mozilla disponibilizou para avaliação uma prévia da release candidate do Firefox 3.6. Nesta condção, o browser já estará estável e seguro para navegar na Internet, mas, como sempre, a empresa pede aos utilizadores que manifestem a sua opinião e relatem quaisquer bugs que possam encontrar.

O RC1 do Firefox 3.6 está disponível para download para Windows, Mac OS X e Linux. Os utilizadores do Firefox 3.6 Beta devem receber uma actualização automática.

A prévia à release candidate inclui mais de 70 correcções feitas desde a beta anterior.

Segundo a CNET, além da a introdução de "Personas", que permitirão personalizar a aparência do browser e da melhoria do desempenho, os utilizadores poderão notar algumas alterações de fundo, como o suporte ao interface de ficheiros, que facilitará tarefas como o upload de múltiplas fotos, e que faz parte da aposta no HTML5.

Uma outra alteração importante é correr scripts de forma assíncrona, fazendo com que seja possível carregar páginas Web mais rapidamente, pondo de lado algumas das tarefas até que estejam completas as mais importantes.

Recorde-se que a Mozilla voltou a adiar a data de lançamento das novas versões do Firefox recentemente. A versão 3.6 do browser que tinha sido prometida para o final de Dezembro só deverá ficar disponível durante o primeiro trimestre de 2010.

O lançamento do Firefox 4.0, que estava primeiro previsto para meados do mesmo ano, já só deverá acontecer no final de 2010, na melhor das hipóteses, ou no início de 2011, com maior grau de probabilidade.