(Atualizada) O plano Justiiça + Próxima foi hoje apresentado em Lisboa e prevê várias medidas de modernização da justiça, mas também dos tribunais e dos registos. Entre as medidas apresentadas conta-se a Academia Recode, onde se prevê a formação de reclusos em componentes tecnológicas para potenciar a empregabilidade.

A Academia conta com o envolvimento da sociedade civil, um dos pilares da iniciativa Justiça + Próxima, e para já tem uma parceria com a Academia Cisco e Academia Microsoft, prevendo a formação dos reclusos em programação informática e na instalação de equipamentos informáticos.

Já existem algumas iniciativas que tentam envolver os reclusos em formação ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação, uma área onde existe uma falta notória de profissionais e é apontada como um dos sectores de grande potencial de empregabilidade.

Algumas das iniciativas chegaram a ser desenvolvidas a nível central, mas foram abandonadas, e o Ministério quer agora concretizar a ideia.

Segundo foi adiantado ao TeK, o protocolo estará prestes a ser assinadon com  a Cisco e a Microsoft e a ideia é implementar rapidamente o projeto, experimentando primeiro num estabelecimento prisional que já está identificado mas que não foi revelado.

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação depois do final da conferência