Nesta semana, Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, revelou que ia lançar a sua própria rede social. Conhecida como “TRUTH Social”, a versão beta da plataforma têm uma data de lançamento marcada já para outubro, com a versão final a fazer a sua estreia oficial durante o primeiro trimestre de 2022.
Ainda antes da TRUTH ser lançada, há quem a acuse de copiar diretamente o código-fonte de outra rede social chamada Mastodon. Embora a plataforma seja open-source, a Mastodon tem regras específicas que indicam que os utilizadores podem fazer uso do seu código desde que indiquem claramente a fonte e tornem públicos os elementos usados ou modificados.
No entanto, nos seus termos de serviço, a TRUTH indica que todo o seu código-fonte é proprietário, não fazendo qualquer menção a outras plataformas. As semelhanças entre o código-fonte da TRUTH e da Mastodon foram notadas por alguns dos primeiros utilizadores da rede social de Donald Trump, incluindo no HTML.
Em declarações à Vice, Eugen Rochko, fundador da Mastodon, afirma que a TRUTH parece ter sido totalmente baseada no código da plataforma que fundou, o que seria uma violação das suas regras. Já ao website Talking Points Memo, o responsável da Mastodon deu a conhecer que a sua empresa está a considerar recorrer à justiça, após analisar a situação e verificar se a TRUTH está a violar as regras da licença AGPLv3.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários