A partir de 2006, o Reino Unido abandonará o seu tradicional sistema de voto. Robin Cook, líder da Câmara dos Comuns, pretende que nas próximas Eleições Gerais do Reino Unido se apresentem quatro novas possibilidades de votação aos cidadãos, a saber, online - a partir de casa ou do trabalho -, por correio, por telefone ou em mesas de voto através de terminais online. A contagem dos votos será totalmente electrónica, indica o responsável num relatório apresentado na passada terça-feira ao governo britânico.



O plano de desenvolvimento do voto electrónico no Reino Unido conta com um investimento governamental de 30 milhões de euros para os próximos três anos. O esquema piloto deverá ser anunciado nos próximos 12 meses e mediante o mapa governamental apresentado na passada terça-feira, as especificações técnicas terão de ser acordadas ainda este ano e deverá existir um processo de registo eleitoral seguro finalizado em 2003. Estes procedimentos possibilitarão testar o sistema em contínuo durante os três anos seguintes, com o registo de votos online e a possibilidade de votação pelo correio introduzidas durante 2004 e 2005.



Em Maio passado o governo inglês levou a cabo com sucesso uma experiência de voto electrónico durante as Eleições Locais, com o objectivo de reduzir o elevado nível de abstenção que se tem observado no país.



Aberto a comentários até 31 de Outubro próximo, o relatório apresentado por Robin Cook indica que se nada for feito para mudar os métodos de voto, a taxa de abstenção no Reino Unido poderá aumentar ainda mais nas Eleições Gerais, principalmente entre as camadas mais jovens.



Notícias Relacionadas:
2002-05-06 - Eleições presidenciais estreiam voto electrónico na França

2002-04-11 - Eleitores britânicos vão a votos utilizando o telemóvel e a Internet