As crianças britânicas a partir dos cinco anos de idade vão ter aulas obrigatórias de segurança na Internet, segundo o anunciado pelo Executivo de Gordon Brown.
Com início previsto para 2011, as lições integram um programa denominado "Clique com Inteligência, Clique com Segurança", com o qual se pretendem criar directrizes sobre como proteger as crianças no acesso a sites e serviços online.
"A internet oferece um mundo de entretenimento, oportunidade e conhecimento às nossas crianças, um mundo literalmente na 'ponta dos dedos'", referiu Gordon Brown, citado pela Reuters. "Mas devemos assegurar que o mundo virtual seja tão seguro quanto este. Esperamos que 'zipar, bloquear e marcar' se torne tão familiar nesta geração como o 'pare, escute e olhe' era no passado".
O Governo diz que 99 por cento das crianças britânicas entre os oito e os 17 anos têm acesso à Internet. Contudo, os estudos mostram que 18 por cento dos jovens se costumam cruzar com conteúdos online "perigosos ou inapropriados", ao mesmo tempo que 33 por cento das crianças dizem que os seus pais não estão a par das suas actividades online.
Os novos planos, desenvolvidos pelo Conselho para Segurança da Criança na Internet, que é composto por 140 organizações, incluindo Google, Microsoft e a rede social Bebo, prevêem que as aulas de segurança online sejam obrigatórias para maiores de 5 anos a partir de Setembro de 2011.
Em Portugal, o programa curricular para as TIC que - supostamente - inclui a componente de segurança Internet, mas as aulas só são ministradas no 9º e 10º ano de escolaridade.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários