Na conta da rede social Telegram, a OVD-info indicou que não recebeu qualquer comunicação da Roskomnadzor e não conhece as causas do bloqueio da página da Internet.

"Naturalmente, vamos esclarecer os detalhes e tentar desbloquear o site", refere a OVD-Info, que em setembro deste ano foi incluído pelo Ministério russo da Justiça na lista de "organizações que desempenham funções de agente estrangeiro".

Um representante da RKN, citado pela agência Interfax, referiu que o tribunal explicou que a decisão de bloquear o site OVD-Info relacionou-se com o facto de "fazer propaganda ao terrorismo e extremismo".

Rússia obriga Google, Meta e outras grandes tecnológicas a criarem uma presença local 
Rússia obriga Google, Meta e outras grandes tecnológicas a criarem uma presença local 
Ver artigo

"Os administradores de redes sociais foram requeridos a eliminar as contas dessa organização", acrescentou.

O projeto OVD-Info foi criado em 2011 pelo jornalista Grigori Ojorin e pelo programador Danil Beilins para relatar o número de detidos, com nomes e apelidos, em manifestações de protesto, bem como as prisões para onde são enviados.

Essas informações foram colocadas inicialmente na rede social Facebook, tendo sido depois criado uma página na Internet.

Esta organização de direitos humanos monitoriza também perseguições por motivos políticos e abusos policiais contra detidos, fornece assistência jurídica, nomeadamente o envio de advogados a locais de detenção, defesa em julgamentos e apresentação de queixas ao tribunal.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.