Este ano o Dia da Internet mais segura é assinalado em mais de 140 países em todo o mundo, com destaque para os membros da União Europeia, e o propósito é o mesmo dos últimos 15 anos: tornar a Internet um lugar mais seguro e melhor para as crianças e jovens. A organização é da rede Insafe, em conjunto com a INHOPE, a associação internacional das linhas telefónicas da Internet.

Em Portugal decorrem várias iniciativas dinamizadas por diferentes organizações, incluindo o Centro Internet Segura que durante todo o ano desenvolve conteúdos e ações de sensibilização para as crianças e jovens e educadores.

A  Comissária Mariya Gabriel vai lançar hoje uma nova campanha durante uma sessão no Parlamento Europeu, que envolve uma série de iniciativas a desenvolver em 2017 e a alfabetização mediática e a cibernética. O # SaferInternet4EU quer também promover a segurança online, de forma que as crianças, pais e professores estejam mais conscientes das oportunidades e desafios digitais e dos vários recursos disponíveis para apoiá-los.

Esta iniciativa está integrada no Plano de Ação de Educação Digital que foi decentemente adotado por Bruxelas e que promove as competências digitais.