O SAPO tem mais uma novidade e desta vez para os mais novos. Em 2009, o portal português quer criar pequenos programadores e para isso importou o sistema Scratch, que permitirá a criação de projectos animados, divertidos e simples de desenhar. A tecnologia estará presente no Sapo Kids, um canal destinado a crianças entre 4 e 10 anos que arranca este mês.



Para utilizar o sistema, não é necessário que as crianças tenham conhecimentos de programação, até porque o Scratch funciona de forma praticamente intuitiva e recorre à ideia de ligação de blocos, como acontece em diversos jogos infantis. Como tal, se os mais pequenos quiserem, por exemplo, criar o fluxo de água de uma torneira, terão apenas de unir vários blocos que criem a ilusão de movimento do líquido. Depois, podem publicar o trabalho ou partilhá-lo com amigos.



O sistema é concebido pelo Media Lab do MIT e foi lançado nos Estados Unidos em Maio de 2007. A sua importação para Portugal é pioneira em todo o mundo e chega pela mão do presidente-executivo da PT, Zeinal Bava, que conheceu a tecnologia aquando a sua deslocação a Boston.



A tecnologia foi traduzida para português e agora, tendo em conta a estratégia de internacionalização do SAPO, será importado para vário países onde a empresa está a actuar, nomadamente, Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique. Para o Botswana e Namíbia será levada a versão em inglês.



O Scratch será distribuído através de download gratuito e está adaptado à utilização no computador do e-escolinhas, o Magalhães, vendido pela TMN, "independentemente de estarem ligados à Internet", explicou Zeinal Bava ao Expresso, o que permitirá a todas as crianças a sua utilização.



Lançado há menos de dois anos nos EUA, o sistema já foi descarregado por mais de 300 mil crianças americanas e 30 mil já fizeram mais de 180 mil trabalhos, nem todos relacionados com trabalhos da escola.




Já o SAPO Kids será um canal "totalmente seguro para as crianças, com controlo parental nos acessos aos sistemas de mensagens instantâneas e correio electrónico", explica o presidente da PT frisando que os pais terão uma lista de nomes para quem os filhos podem enviar e receber mensagens. O espaço contará com diversos conteúdos educativos, de entretenimento e informação cedidos pela Porto Editora com o Sítio dos Miúdos e manuais educativos.