Desde sexta-feira passada que o SAPO tem disponível em versão beta o novo canal de conteúdos regionais, o SAPO Local. A disponibilização do serviço foi anunciada no início de Fevereiro, altura em que era avançada alguma informação referente ao teor do novo portal.



O SAPO Local aparece integrado na área de notícias, cuja apresentação foi reformulada para melhor organização dos diferentes conteúdos de vários meios de comunicação agregados no portal do Grupo PT.


Ainda numa fase inicial, o SAPO Local apresenta diversas áreas de conteúdos, designadamente notícias, condições atmosféricas da região, fotografias, blogs, mapas, vídeos e calendário de eventos locais. A apresentação dos quadros informativos pode ser modificada pelos utilizadores, consoante o tipo de disposição que estes preferirem.



Sempre que os utilizadores regressarem ao portal serão reencaminhados para a última região que visitaram, uma definição que ainda não se sabe se é característica do serviço ou se faz apenas parte desta versão experimental do canal.



A maior parte dos conteúdos integrados no SAPO Local são fruto da contribuição da comunidade das regiões. O serviço privilegia a colaboração do público que pode partilhar as suas produções enviando fotografias, vídeos ou escrevendo nos seus blogs. A selecção dos conteúdos é automática.



Para serem integrados online as imagens e os vídeos têm de incluir tags que, quase sempre correspondem ao nome da sede do concelho, diz o SAPO no blog dedicado ao serviço.



Com esta iniciativa a empresa pretende aproximar os portugueses daquilo que se passa no país, não só nos grandes centros populacionais como também nos pontos de menor dimensão.



Actualmente são 308 os concelhos inseridos no canal que, de acordo com o SAPO, pretende assumir-se como "uma rede aberta, sempre em construção [...] e um espaço de todos".

Notícias Relacionadas:

2007-02-13 - SAPO Local arranca na próxima semana com conteúdos regionais

2006-12-28 - Sapo estreia serviço de vídeo e promete mais novidades para 2007