O serviço de Mapas do SAPO tem novo look. O layout da página foi alterado e foram introduzidas novas ferramentas em diversos pontos do canal.



De entre as novidades, destacam-se a possibilidade dos utilizadores obterem informações sobre o estado do trânsito em alguns pontos do país, pesquisarem farmácias de serviço, bombas de gasolina, esquadras de polícia, entre outros serviços.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452047.gif

Para facilitar a navegação e quotidiano dos utilizadores, o SAPO Mapas desenvolveu ainda três formas de pesquisas no site: por mapa, itinerário e serviços. O primeiro tab permite que as buscas sejam feitas por nomes de ruas ou localidades, enquanto que o que se refere ao itinerário permite que o utilizador trace qual o melhor percurso a para chegar onde pretende.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452048.gif

Através deste tab, e depois de seleccionado o ponto de partida, de chegada e a forma de deslocação, é apresentado o itinerário, mostrando a distância e o tempo demorado "caso se vá de carro pelo percurso mais rápido, ou mais curto ou então a pé", explica o SAPO.



Por fim, o tab dedicado aos serviços, permite efectuar pesquisas para localizar monumentos, bibliotecas, entidades, entre outros.



Para chegar ao local pretendido, o utilizador pode ainda navegar por zoom ou por arrastamento. Quando ampliada a área em questão, serão apresentados os detalhes e pontos de interesse daquela localização. Aqui são mostrados alguns ícones que, ao serem clicados, exibem informações sobre os pontos de interesse.



Outra ferramenta é o Minimap, uma caixa situada à direita do mapa que mostra uma visão com menos zoom do gráfico, ajudando o utilizador a posicionar-se.



Por fim, o SAPO Mapas integra uma barra de funcionalidades onde estão inseridos botões para imprimir o mapa, enviar para alguém por email e o botão Marcador que transforma o cursor do rato de forma a fixar um ponto no mapa e indicar título e descrição. Outro botão é o de Link que permite copiar para o clipboard o endereço da página que se está a visualizar de forma a visualizá-la noutra janela do browser.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452049.gif



Notícias Relacionadas:

2006-12-14 - SAPO prepara lançamento de novos serviços apoiados na personalização e partilha de conteúdos