O SAPO está a testar uma nova versão do seu webmail que introduz um conjunto de novas funcionalidades, que permitem "uma nova forma de gerir o email num contexto muito mais próximo do Outlook", explicou ao TeK João Amado, responsável pelo desenvolvimento do projecto.



"Uma das grandes vantagens desta versão Beta é efectivamente permitir visualizar as mensagens sem necessidade de abrir uma nova página e, como tal, sem necessidade de actualizar toda a página nesse processo", acrescenta.



A nova versão, ainda em beta, vai permitir abrir emails sem despoletar uma nova página, seleccionar várias mensagens e deslocá-las para determinada pasta ou adicionar de forma automática os contactos visados nas mensagens enviadas à agenda do utilizador. No caso das mensagens recebidas, basta clicar com o botão direito do rato sobre o remetente para juntar o contacto à agenda, explica o responsável.



É igualmente possível aceder a um conjunto de funcionalidades associada a cada mensagem clicando sobre a mesma com o botão direito do rato, um pouco também à semelhança do que permite o Outlook. A pesquisa de emails foi melhorada, assim como o sistema de preenchimento dos destinatários de email, garante João Amado. A este nível passa a ser possível seleccionar destinatários introduzindo apenas os primeiros caracteres do nome. Automaticamente o sistema irá complementá-lo com informação da agenda.



Sempre que os remetentes das mensagens sejam utilizadores do serviço de mensagens instantâneas do SAPO o utilizador será avisado, podendo também ver o estado do seu contacto. Ou seja, se está ligado ou não ao serviço em determinado momento.



A nova versão do Sapo Mail está disponível para testes desde ontem, quarta-feira, e para já o lançamento da versão definitiva não está agendado. João Amado explica que a beta se irá prolongar o tempo necessário para verificar a necessidade de fazer eventuais acertos, já que este se baseia em tecnologias inovadoras, recentes no mercado.



O responsável refere-se à Ajax - Asynchronous JAvaScript and XML, uma tecnologia também usada em serviços de correio electrónico como o Gmail, do Google.
A Ajax permite uma maior interactividade das páginas web, que se comportam como aplicações locais, permitindo aceder a pequenas porções de informação sem ter de carregar novamente toda a página.



A prazo o objectivo da PT.Com é disponibilizar as novas funcionalidades a todos os seus utilizadores, mas para já a empresa reserva-se o direito de abrir o acesso à beta de forma gradual e seleccionada com base no tipo de acesso do utilizador, preferencialmente banda larga.



Os utilizadores são seleccionados de entre os registos que a empresa receber a partir do endereço http://super.sapo.pt/beta/beta_index.html.



Notícias Relacionadas:

2005-09-02 - Sapo avança com serviço VoIP na versão 4.0 do Instant Messaging

2005-04-20 - Super Sapo Mail amplia espaço para armazenamento de mensagens a 1GB

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.