De acordo com os dados apuradores na sondagem de opinião, o Partido Pirata recolhe 23,9% das intenções de voto, ligeiramente mais do que o Partido da Independência (23,4%) e bastante mais do que o partido que lidera o Governo neste momento, o Partido Progressista, que soma apenas 11% das intenções de voto.



Perante os resultados, Birgitta Jónsdóttir, líder do PP e deputada no parlamento islandês, mostrou-se surpreendida com a confiança que os compatriotas depositavam na sua força política, admitindo que não encontra explicação para a subida expressiva do partido nas sondagens mas agradecendo.



Como recorda hoje o Diário de Notícias, que recupera os resultados da sondagem realizada no final de março, na pesquisa anterior o PP somava 11% das intenções de voto.



O Partido Pirata nasceu na Suécia em 2006 e foi aí que ganhou escala num primeiro momento, conseguindo assento no parlamento e a eleição de um eurodeputado. Hoje o PP está em vários países europeus, mas é a primeira vez que é indicado com líder nas intenções de voto.
A reforma dos direitos de autor, a partilha livre de conteúdos na Internet e a liberdade da informação estão entre os principais básicos da sua ideologia.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico