A Secretaria de Estado da Cultura prefere adiar a análise do projeto de lei 228/XII, que prevê a aplicação de uma taxa aos ISP para compensar os autores de obras que sejam partilhas de forma livre na Internet, para a mesma altura em que acontecer a revisão legislativa sobre a cópia privada e as violações da propriedade intelectual.

A organização governativa prevê que a introdução de legislação relativa a estes dois temas provoque alterações nas normas do Código de Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Assim, o debate da proposta do Partido Comunista Português deve ter lugar na mesma altura em que a revisão estiver a ser feita já que são temas que se ligam.

No parecer entregue à 8ª Comissão Parlamentar, a Secretaria de Estado da Cultura relembra no entanto vários pontos detalhados pela deputada Glória Araújo do Partido Socialista na análise que tinha entregado em junho de 2012. Nesse documento descrevia-se o projeto do PCP como "impossível e impraticável" em determinados pontos a começar pela taxa de 75 cêntimos a ser cobrada por cada contrato de Internet detido pelos ISP: "na prática parece um imposto (…) que se refletiria no consumidor final".

No parecer da deputada do PS defendia-se que taxar a Internet é um "mau princípio" e vai contra o conceito de que o acesso à Internet deve ser feito de forma livre, como já é aplicado em alguns países. Foi ainda lembrado que existem acessos à Internet que não são pagos, como as universidades, ou que são pagos numa base diária - taxar 75 cêntimos num acesso que custa um euro seria ridículo, asseverou Glória Araújo.

A taxa a ser aplicada aos ISP foi também um dos principais pontos de crítica apontado pela Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (APRITEL).


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.