Os hoteleiros portugueses estabeleceram como prioridades de investimento para este ano os serviços de reservas na Web e o desenvolvimento de novas potencialidades nos sites, tendo referido estes pontos em 93 por cento e 86 por cento dos casos, respectivamente, de acordo com o terceiro relatório "A
Hotelaria Portuguesa na Internet"
.

Publicado recentemente pela Vector21 e pelo ICEP Portugal - InSite, este documento actualiza a
informação sobre o estado de utilização da Internet pelo sector hoteleiro e visa averiguar as principais necessidades das hotelaria para este ano, em especial, no que se refere aos serviços online considerados prioritários.

Para além dos serviços indicados em cima, os hoteleiros nacionais referiram ainda que em 2003 pretendem apostar também no desenvolvimento dos serviços de pagamento electrónico, categoria que foi considerada importante e muito importante por 80 por cento da amostra. No fim da lista de prioridades, encontram-se a preocupação com o desenvolvimento de serviços de relacionamento activo com o cliente (CRM -
Costumer Relationship Management), como o marketing por
email, por exemplo, considerados importantes por apenas três por cento da amostra.

Outros dados incluídos neste estudo são o facto de 97 por cento das unidades hoteleiras terem afirmado possuírem um site na Web e de 87 por cento dos estabelecimentos possibilitarem o acesso dos clientes à Internet. Em contrapartida, apenas 50 por cento dos inquiridos revelou possuir estatísticas semanais ou mensais sobre o número, nacionalidade e origem dos visitantes do seu site.

Do conjunto destes, 87 por cento disse que aceita a realização de reservas por email, sendo que 70 por cento o fazem mediante a disponibilização de um formulário no site, havendo alguns que aceitam ambos os formatos. Por outro lado, apenas 29 por cento consideram pouco rentável o investimento que já fizeram na Internet.

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