O serviço de distribuição de música online Spotify apresentou uma nova funcionalidade que promete espalhar-se rapidamente em várias páginas da Internet: o botão Follow. Este botão pode ser incluído em páginas de marcas, publicações ou até de blogues pessoais e vai ligar os internautas.

Ao seguir um perfil o utilizador vai receber notificações sobre esse utilizador e sobre a sua atividade no Spotify. Em comunicado a empresa sueca diz que tanto podem ser informações sobre novos álbuns de artistas, ou pode até ser uma lista de músicas compiladas pela redação do TeK.

O botão já se está a revelar um sucesso em determinados casos, sendo que o sueco DJ Avicii totaliza mais de 1,8 milhões de seguidores. Em Portugal também já existem páginas Web que estão a tirar partido do novo botão social, como é o caso da página online da revista masculina Maxim.

O Spotify Follow pode ser criado facilmente. Basta ir até ao perfil do utilizador com o qual se deseja criar o botão e copiar o Spotify URL fornecido - é preciso carregar com o botão direito do rato sobre o link do utilizador.

Depois visite esta página e cole o link que copiou, e escolha a aparência do botão que quer criar. A ferramenta de programadores da tecnológica vai depois criar um código HTML que pode ser embutido nas páginas Web. Segue-se um exemplo do resultado final.

O mais recente movimento do Spotify pode ser o último prego no caixão do MySpace, rede social que reconfigurou-se há pouco tempo e que se centrou sobretudo na importância da música e na relação que pode ser estabelecida entre artistas e fãs.

O serviço de streaming pode ainda crescer dentro do panorama das redes sociais através deste novo botão.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico