Mais de três meses e meio depois do lançamento do Portal do Cidadão, a UMIC está a trabalhar com a Missão de Acompanhamento para a Reforma da Administração Pública (MARAP) para a reformulação dos processos que sustentam os serviços disponibilizados neste portal. A informação foi avançada esta manhã por Anabela Pedroso, coordenadora da UMIC, num seminário organizado por esta Unidade de Missão em conjunto com a ANETIE.



O caderno de encargos será elaborado em Julho, com as propostas do mercado a decorrer em Agosto/Setembro, estando programado para Outubro a análise e escolha das empresas e para Outubro/Novembro a adjudicação, detalhou Anabela Pedroso.



Em conjunto com o MARAP a UMIC está a trabalhar com os vários ministérios para a identificação de processos críticos que possam ser alvo de reformulação, dando depois origem a serviços interactivos ou transaccionais. Como exemplo Anabela Pedroso deixou o trabalho que está a ser realizado com o processo de criação de empresa, que junta três ministérios, ou o ponto de contacto para o contribuinte, onde este pode aceder a toda a informação a nível contributivo e ainda apresentar reclamações.



A coordenadora da UMIC deixou ainda a calendarização de alguns dos projectos para o segundo semestre, entre os quais se contam a realização de um piloto de autenticação federada no Portal do Cidadão e ainda a criação de um backbone para interligação das redes de todos os Ministérios, no âmbito do projecto de racionalização das comunicações na AP.



Anabela Pedroso deixou ainda um balanço positivo dos primeiros três meses e meio do Portal do Cidadão, que actualmente possui 734 serviços dos quais 27 por cento são interactivos e 54 por cento informativos. Segundo a coordenadora da UMIC, o portal conta com uma média diária de 5 mil visitas, sendo que 265 utilizadores únicos já usaram esta porta de entrada para a Administração Pública.

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