A partir do próximo dia 28 de Novembro fica disponível o serviço Segurança Social Directa, que irá tornar acessíveis na Internet um conjunto de funcionalidades ainda exclusivas do mundo off line. O serviço vai permitir que o utilizador, através de uma senha, tenha acesso a informação sobre a sua carreira contributiva, por exemplo.



A este nível será possível consultar o histórico anual desde 1990 e o histórico mensal do ano corrente e do ano anterior e saber se entidade patronal procede a todos os descontos necessários. O serviço vai também permitir ao contribuinte fazer consultas sobre processos de prestação de maternidade, paternidade, doença ou desemprego e consultar dados de identificação.



Para as empresas vão estar disponíveis serviços como o registo online de trabalhadores e a consulta de declarações de remuneração dos empregados.



A partir do próximo serão introduzidas novas funcionalidades como o cálculo de pensões, tendo por base os dados do sistema, ou fazer pedidos de declarações da situação contributiva. Nesta segunda fase do projecto arranca também a ligação directa ao sistema de saúde, permitindo que logo após uma consulta médica possa ser solicitado o pedido de subsidio de doença, referiu ontem Vieira da Silva, citado pela imprensa.



Segundo o ministro do Trabalho e Segurança Social, o novo serviço pretende contribuir para melhorar a comunicação entre os serviços e o cidadão e introduzir maior transparência, dando ao empregador e empregado novas ferramentas e agilizando processos.



O ministério prevê ainda que a disponibilização do Segurança Social Directa contribua para moderar a necessidade de deslocação aos balcões físicos da segurança social, libertando os funcionários dos serviços para outras tarefas. O serviço vai estar acessível a partir do site da Segurança Social.



Notícias Relacionadas:

2005-06-29 - Segurança Social e Administração Tributária com ajuste directo para aquisições de informática


2002-08-01 - Bagão Félix promete acesso online à Segurança Social até ao final de 2003