Mais de um milhão de empresas e mais de três milhões de trabalhadores estão registados no site da segurança social, arrastando para a plataforma milhares de operações diárias, a que se juntam outras, referentes às restantes áreas endereçadas pela segurança social.

A simplificação destes processos é uma das principais mais-valias da nova versão do site, que passa a ter informação pré-preenchida para facilitar a entrega das declarações que todos os meses mais de um milhão de empresas e trabalhadores fazem chegar aos serviços da SS por esta via.

Na apresentação da nova plataforma Pedro Mota Soares, ministro da segurança social, destacou a relevância da introdução de um sistema mais robusto para minimizar erros e combater a fraude.  

"Isto torna o sistema mais rápido, mais imune a erros e, para as empresas e cidadãos, torna o sistema mais fiável e muito mais barato. Além de que, do pondo de vista da modernização, é algo muito importante", citou na apresentação Pedro Mota Soares, citado pelo Diário de Notícias.