Os termos relacionados com seguros e créditos são aqueles que mais rendem à máquina de publicidade online da Google. A conclusão pode ser retirada da análise dos dados de um estudo da WordStream, uma empresa de software para análise de marketing associado às pesquisas online.

A análise identifica uma lista das 20 categorias de palavras mais bem "cotadas" e, por isso, mais caras para quem recorre aos serviços de publicidade associada às pesquisas no Google. Isto porque quanto mais procurada uma palavra é online, mais caro custa fazer publicidade associada a esse termo através do Google AdWords.

Na sequência da apresentação este mês dos resultados da Google, onde a publicidade continua a ser a principal fonte de rendimentos (responsável por 97% das receitas), a WordStream publicou o Top 20 das palavras pelas quais os anunciantes mais pagam no modelo de "pagamento por cliques" [feitos no anúncio].

As primeiras cinco categorias de palavras são seguro, empréstimos, hipoteca, advogado e crédito. A empresa fala em categorias porque são consideradas todas as expressões pesquisas que incluam a palavra em questão, por exemplo "comprar seguro automóvel online", e não apenas as pesquisas pela palavra individualmente considerada.

Curiosamente, os termos relacionados com as TI só surgem a partir da 9ª posição da tabela, com "hosting", estando também representados pela palavra "conference call" (videoconferência) no 11º lugar, ou pelo "software", relegado para a 13ª posição dos termos mais bem pagos.

Os dados são ilustrados pelos autores da análise numa infografia que reproduzimos abaixo.

[caption]Créditos da imagem: WordStream[/caption]