Miguel Horta e Costa, CEO da PT propôs a definição de um programa de subsidiação, participado por todos os intervenientes no mercado da banda larga, e apoiado pelo Governo, que permita aumentar a penetração de PCs em Portugal. A proposta do presidente do conselho de administração da PT vai no sentido de que os operadores e o Governo assegurem dois terços dos custos de um PC no mercado de retalho. Nas contas do grupo este tipo de parceria poderá fazer descer preços dos 600 euros, para valores entre os 200 a 240 euros.




A iniciativa foi bem acolhida por José Luís Arnaut que lembrou a disponibilidade do Governo para um programa deste tipo e afirmou estar reservado em PIDDAC uma verba de um milhão de euros para levar a cabo uma iniciativa com estas características, reforçando a ideia subjacente a todos os discursos de membros do Governo, nos dois dias de discussão, e apelando ao envolvimento dos privados nos objectivos traçados pelo Governo para a banda larga.




A PT sugere ainda que sejam realizadas campanhas de informação e formação, junto da população, com o apoio de todos os actores da banda larga. Horta e Costa acredita que a baixa penetração de Internet no mercado português está intimamente ligada ao reduzido número de famílias que dispõem de computador, pelo que este deverá ser o primeiro alvo de acção por forma a permitir um aumento da penetração da banda larga.




Anacom está a criar condições para melhor responder às queixas dos novos operadores



A Anacom garante estar apostada em dar uma melhor resposta aos "constrangimentos dos novos entrantes no mercado". Saraiva Mendes, vice-presidente da Anacom, garantiu hoje no painel que encerrou o encontro, que o regulador se está a munir de capacidades técnicas e tecnológicas para reforçar as suas capacidades de averiguação de queixas apresentadas pelos novos operadores, referindo-se às questões relacionadas com a desagregação do lacete local.




O responsável disse ainda que o órgão que integra "vê com o maior interesse o surgimento de todas as tecnologias que permitam acesso ao cliente". Saraiva Mendes explica, no entanto, que a Anacom não tem para já posição oficial sobre o lançamento da tecnologia PLC uma vez que ainda não foi estudado.




Saraiva Mendes confirmou ainda que a Anacom decidiu em conselho que irá aumentar o número de pontos de interligação, a partir dos quais a PT terá de receber tráfego dos ISP (o que até agora concentrava em apenas dois locais, Lisboa e Porto).




Pereira Coutinho garante ter iniciado produção industrial de nova tecnologia wireless

João Pereira Coutinho, presidente da SGC, aproveitou a sua apresentação para afirmar que não considera viável a presença no mercado de telecomunicações de operadores sem infra-estrutura própria. "As telecomunicações são um negócio de rede, só pode estar quem gerir rede com acesso ao cliente", considera. O grupo tem vindo a trabalhar no desenvolvimento de uma tecnologia wireless que João Pereira Coutinho garante estar finalizada.




O responsável adianta que a produção industrial desta tecnologia triple play (dados, voz e imagem) já começou e está para já concentrada em Espanha e Itália, com possibilidade de vir a estender-se a Portugal, onde equaciona a abrir mais uma fábrica.




À margem da apresentação João Pereira Coutinho explicou aos jornalistas que a recém comprada Jazztel será o instrumento para colocar no mercado residencial os serviços triple play baseados na rede wireless que está a desenvolver e sem avançar mais pormenores disse apenas que no próximo ano deverá ser possível apresentar os primeiros resultados do trabalho em curso.




A televisão digital terrestre continua também a ser um negócio com interesse para o grupo que concluiu, no entanto, não haver condições para estar no mercado até que seja adoptado um standard a nível europeu e até que os preços das set-top-boxes fiquem mais baratas.

Notícias Relacionadas:

2004-02-05 - Semana da Internet - Ministério da Educação alinha prioridades na área das TICs

2004-02-05 - Oni quer 10 mil clientes em PowerLine até final do ano

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.