As tentativas mal sucedidas de ligação à Internet e as falhas do apoio aos clientes são dois dos problemas que os clientes mais referem como base para a sua insatisfação com os fornecedores de serviço. A TMN, Kanguru e Sapo são os serviços mais referidos nas ligações falhadas enquanto a Cabovisão e a Zon lideram a insatisfação no serviço de apoio a clientes.

As conclusões são retiradas de um estudo europeu no qual a DECO participou com a componente portuguesa. Os resultados são publicados na revista Proteste do mês de Outubro e segundo a associação de defesa do consumidor confirmam as falhas dos ISPs.

"O serviço prestado pelos fornecedores em Portugal peca em aspectos fundamentais, que o presente inquérito vem confirmar. Falhas nas ligações, a lentidão destas, a pouca eficácia do serviço de apoio ao cliente e alguma facturação incorrecta são as principais queixas de cerca de mais de 1.200 utilizadores. O último problema é motivo recorrente para os nossos associados pedirem ajuda ao serviço de informações», pode ler-se na informação publicada.

Meo, TVTel, Vodafone e ARTelecom foram as operadoras mais recomendadas pelos utilizadores.

A Deco avisa ainda que os contratos existentes "continuam manchados com cláusulas abusivas e pouco transparentes". A associação defende também um regulamento de qualidade de serviço que imponha um valor médio e mínimo, com base na percentagem de velocidade anunciada.

Para os consumidores descontentes o conselho que a associação deixa é para que não desistam em caso de problemas. "Perante uma situação de incumprimento, peça a anulação do contrato e, se aplicável, o reembolso do dinheiro", refere o texto. Em alternativa há ainda a possibilidade de exigir a redução do preço e de apresentar queixa à Direcção-geral do consumidor.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.