A Google já tinha deixado de disponibilizar o serviço que permitia encurtar endereços web muito longos. Pôs fim ao goo.gl em 2018, mas todos os URLs encurtados por esta via continuaram a funcionar e a encaminhar os utilizadores para o verdadeiro endereço de cada site. Isso vai mudar.

A empresa acaba de anunciar que a partir de agosto do próximo ano, os endereços que se mantiverem a funcionar dessa forma deixarão de ter suporte. Quem tentar aceder a um deles vai encontrar esta mensagem: erro 404.

Garantir que isso não acontece está nas mãos dos programadores que usaram o encurtador da Google, mas para que ninguém seja apanhado desprevenido, ou não tenha tempo de fazer as alterações necessárias, há um período de transição que já começou, mas que avança para uma segunda fase a partir de agosto deste ano.

A partir de 25 de agosto, os sites que ainda recorrem a esta solução vão começar a exibir uma mensagem indicando que “este link vai deixar de funcionar em breve”. Numa fase inicial só algumas das ligações impactadas vão exibir a mensagem. Ao longo dos meses o aviso chegará a todas.

The Google Cemetery: o lugar de "descanso" dos produtos que a gigante da tecnologia descontinuou
The Google Cemetery: o lugar de "descanso" dos produtos que a gigante da tecnologia descontinuou
Ver artigo

A Google está a incentivar os programadores a fazerem as mudanças necessárias e frisa que este sistema temporário de reencaminhamento das páginas pode não funcionar corretamente para algumas configurações.

Quando deixou de disponibilizar o encurtador de links, a Google explicou que isso refletia as “mudanças que vimos na forma como as pessoas encontram conteúdo na Internet e ao número de novos serviços populares de encurtamento de URLs que surgiram nesse período”.

Nessa altura, incentivou os programadores a migrarem para outro serviço da empresa, o Firebase Dynamic Links (FDL), que está agora também em vias de ser descontinuado. Na página de suporte pode ler-se que o FDL será encerrado a 25 de agosto de 2025. “Todos os links veiculados pelo Firebase Dynamic Links (hospedados em domínios personalizados e subdomínios page.link) deixarão de funcionar e não será mais possível criar novos links.