Provavelmente teve dificuldades em aceder ao seu email no serviço Gmail da Google, ou pelo menos aceder aos seus anexos. A empresa teve uma falha geral dos seus serviços durante várias horas na manhã desta segunda-feira em toda a Europa, como se pode observar no Downdetector, com mais de 125.000 queixas registadas só no serviço YouTube. Os serviços entretanto já voltaram a funcionar, como se pode observar no Google Workspace Status Dashboard. Apesar de todos os serviços estarem a verde, a coluna com a data de hoje confirmou, de facto, a falha transversal a todos os serviços.

tek google

A falha afetou serviços como o YouTube, o motor de pesquisa geral, a Drive, Mapas, a loja Google Play, Calendário, Meets, Hangout, entre outros. E até diferentes aplicações de terceiros foram afetadas, tais como o Pokémon GO e o Discord, em utilizadores que utilizam a autenticação da Google para entrar. As queixas dos utilizadores não tardaram, entre o descontentamento por não conseguir trabalhar, frustrados pela dependência das aplicações da Google, assim como a impossibilidade de acesso a mails importantes na caixa do correio do Gmail.

Apesar dos serviços já estarem a voltar ao ativo, praticamente toda a Europa foi afetada, mas também um pouco por todo o mundo, nos Estados unidos, Índia, Japão, Austrália.

tek google down

Numa mensagem partilhada no Twitter, a equipa do YouTube afirmou que estava ao corrente dos problemas no acesso à plataforma e que estava a tentar resolver os problemas.

A Google não foi a única a registar problemas globais nos seus serviços. Na semana passada foi o Facebook a ser afetado por quebras nos serviços por diversas horas, tanto o Messenger como o Instagram durante parte de uma manhã, sobretudo na Europa.

Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação. Última atualização 13h23.