Os Estados-membros da União Europeia decidiram que até final de 2008 vão estabelecer "novas prioridades para os serviços de alto impacto junto dos cidadãos, que poderão ser desenvolvidos a nível pan-Europeu". A decisão foi tomada por unanimidade pelos ministros da União que ontem se reuniram em Lisboa num Conselho de ministros informal.



A declaração ministerial que resulta do encontro refere também o reforço do compromisso assumido pelos Estados-membros na redução da carga administrativa e custos associados a esse tipo de processos, melhorando a interacção entre administrações públicas, cidadãos e empresas.



Nas prioridades assumidas pelos ministros em matéria de eGov foram também aprovadas por unanimidade a necessidade assegurar acesso de todos os cidadãos aos serviços digitais e o envolvimento dos cidadãos nos processos políticos, aumentando a sua transparência.



Em conferência de imprensa Pedro Silva Pereira, ministro da presidência, adiantou que uma das prioridades desde já definidas no esforço de cooperação acordado pelos países é a criação de um sistema comum de identificação digital. Outro projecto que pode vir a ser considerado no âmbito da cooperação pan-europeia é o Passaporte Electrónico português.



O responsável sublinhou no entanto que este é um trabalho de grande complexidade técnica e que por isso terá de avançar com larga cooperação e com avaliaçóes periódicas.



"Esta declaração ministerial não é um texto político qualquer. Traduz um empenho que ficou bem patente no empenhamento de todos os ministros presentes", sublinhou ainda Pedro Silva Pereira.



Nota de Redacção:A notícia foi actualizada com informação disponibilizada na conferência de imprensa.


Notícias Relacionadas:

2007-09-19 - Conselho de ministros informal discute esta tarde em Lisboa serviços públicos digitais