As empresas responsáveis pelos serviços Peer-to-Peer de partilha de ficheiros Morpheus e Blubster assinaram um contrato com a McAfee.com segundo o qual esta passa a ser a principal parceira na área da segurança das duas companhias.



A StreamCast Networks irá integrar o serviço de informação sobre segurança SecurityCenter da McAfee.com no software do Morpheus, de forma a que os utilizadores possam ver o seu estatuto de segurança e recebam alertas avisando sobre as mais perigosas vulnerabilidades do momento. O programa do Morpheus já foi transferido mais de 100 milhões de vezes, de acordo com a norte-americana StreamCast.



Da mesma forma, o software do Blubster vai também passar a integrar o SecurityCenter. O Blubster é uma versão do Napster em espanhol que é utilizada actualmente por três milhões de consumidores para trocarem ficheiros de música, sendo propriedade da empresa madrilena OptiSoft.



O SecurityCenter é uma aplicação gratuita de detecção de ameaças de segurança da McAfee.com, permitindo que os utilizadores comprem a assinatura dos anti-vírus, firewalls e serviços de filtragem de spam disponbilizados pela companhia num modelo de subscrição.



A rede do SecurityCenter é designada pela McAfee.com como um serviço de grelha, um termo semelhante a P2P. Cada cópia da aplicação foi concebida para funcionar como um nó numa rede de milhões de máquinas que trocam informação com uma base de dados central que controla os ataques que estão a decorrer e o surgimento de vírus em tempo real.



Quando se utiliza uma aplicação P2P de partilha de ficheiros, existe uma necessidade efectiva de instalar um software anti-vírus no computador. Para além dos vírus de ficheiros já existentes, existem worms especificamente concebidos para se propagarem através de redes P2P.



A McAfee.com pretende, com este acordo, alargar os seus canais de vendas e promover os serviços de segurança da companhia. A empresa prevê ainda que a sua base de utilizadores aumente cerca de um milhão durante o presente trimestre.



Estes acordos são os mais recentes de uma série de negócios concretizados pela McAfee nos últimos meses. A companhia irá também distribuir o seu software com as próximas versões do pacote de serviços da America Online e da MSN da Microsoft, esperando triplicar o número de subscritores pagantes até ao final do próximo ano.


Notícias Relacionadas:

2002-04-03 - McAfee lança nova ferramenta antivírus proactiva

2001-10-11 - RSVP Consultores vai disponibilizar soluções de segurança via Web da McAfee

2001-08-08 - McAfee conseguiu patentear a sua versão de antivírus em modelo ASP

2001-02-12 - Symantec desencadeia guerra de patentes sobre actualização de antivírus