Foram hoje detidos cinco suspeitos pela Polícia Judiciária, através da UNC3T, pela prática de vários crimes de extorsão. O inquérito dirigido pelo DIAP de Loures deu origem a cinco buscas domiciliárias.

A investigação já durava há um ano, tendo como base a prática daquilo que é conhecido como Sextortion, em que a vítima é abordada nas redes sociais pelos suspeitos, no intuito de desenvolverem uma relação íntima e convidadas a partilharem conteúdos íntimos, sejam imagens ou vídeos, através de videochamadas.

Quando os suspeitos obtêm esses conteúdos, passam a exigir o pagamento de determinadas quantias monetárias às vítimas, sob chantagem de divulgação dos mesmos junto aos familiares, amigos ou contactos profissionais.

A Polícia Judiciária afirma que a operação contou com a participação de duas dezenas de investigadores. As buscas e detenções ocorreram na região de Lisboa e Porto, assim como diverso material apreendido, incluindo equipamento informático utilizado nos crimes de extorsão, documentação bancária, dinheiro, cartões bancários com contas abertas em nome de terceiros, que seriam depois utilizados para branqueamento de capitais. Foram ainda apreendidas duas armas ilegais.

Os suspeitos detidos vão ser apresentados a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação adequadas.