O projecto Shape the Future foi lançado há dois anos e tem uma premissa básica: criar os meios para que a tecnlogia seja um elemento de mudança na educação, oferecendo às crianças as ferramentas para desenvolverem novas competências que em última análise ajudem os países a desenvolverem-se a nível económico e social. Joice Fernandes lidera o projecto a nível global, gerindo uma unidade da Microsoft que conta com participantes em todas as regiões do mundo.

"A tecnologia está a revolucionar a forma como comunicamos, como acedemos à informação e como vivemos. [...] Esta visão de Shape the Future permite realizar o potencial humano", assegura Joice Fernandes, que assenta as bases da iniciativa nos pilares da Inclusão Digital, o uso das tecnologias da informação e a melhoria da educação.

O conhecimento adquirido com o projecto Magalhães em Portugal, ao qual o gestor esteve ligado, é reconhecido como uma das bases do Shape the Future, mas esta iniciativa tem um alcance global e está a motivar vários Governos para seguirem estratégias semelhantes, criando parcerias público/privadas.

"Os países enfrentam desafios enormes para garantir a inclusão digital e melhorar os sistemas de ensino. E não são só os países em desenvolvimento, mas também os países desenvolvidos que têm de apostar nas tecnologias", explica ao TeK Joice Fernandes.

Liderando a partir de Portugal este projecto, Joice Fernandes reconhece que o país tem um grande potencial para desenvolver aplicações e conteúdos específicos nesta área, capitalizando o conhecimento que existe e a grande capacidade de inovar das empresas e empreendedores nacionais.

O responsável da Microsoft desafia mesmo os criativos portugueses a apostarem nesta área que os analistas apontam como de grande crescimento nos próximos anos.

O projecto Shape The Future tem vindo a ganhar dimensão a nível internacional, com referências em diversos países, e nas últimas semanas a página no Facebook já ultrapassou os 140 mil fãs que mostraram interesse em se "juntar à causa".

Em baixo reproduzimos o vídeo de apresentação do projecto Shape The Future, criado pela By.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.