estão a votos as alterações que o Facebook quer introduzir nas regras que regem a rede social. De acordo com as normas atuais do site, sempre que uma proposta de alteração gere mais de sete mil comentários a sua concretização vai a votos e todo os utilizadores da rede social são chamados a dar opinião.



Foi o que aconteceu com a última proposta de alteração às regras da plataforma, que preveem alterações na forma como o serviço partilha informação com parceiros, ao nível da publicidade, e do próprio sistema de votação (governação do site). Com mais de sete mil comentários recebidos sobre o tópico a empresa teve de colocar as propostas de alteração a votação e espera agora pelo resultado.



É possível votar desde ontem à noite e até ao próximo dia 10 de dezembro. Se mais de 30% dos utilizadores da rede social decidirem manifestar-se, a opção com maior número de votos é vinculativa e a empresa terá de acatar a decisão.



Nesta altura tinham já votado mais de 80 mil utilizadores: 73.319 eram a favor da manutenção das regras atuais; 7.160 estão favoráveis a uma mudança. Para manter as regras atuais e obrigar a empresa a travar uma mudança são precisos mais de 300 milhões de votos.



O fim do sistema de votações é precisamente um dos aspetos mais contestados entre as alterações propostas pelo Facebook. A empresa justifica a decisão dizendo que "o mecanismo de votação criou um sistema que incentivava a quantidade dos comentários e não a sua qualidade".



Assim, propõe "encerrar a componente de votação para promover um ambiente de comentários mais relevante", detalhava uma mensagem publicada há alguns dias. O sistema de votação está em vigor desde 2009.



Esta e as restantes alterações estão explicadas em português, aqui.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira