A Direção-geral de Saúde lançou um site que permite a profissionais de saúde, doentes e familiares reportar incidentes e eventos adversos nas unidades de saúde. A comunicação na plataforma é anónima.



O objetivo do Sistema Nacional de Notificação de Incidentes e de Eventos Adversos é recolher informação que possa ajudar a melhorar processos e corrigir falhas nos serviços. Como é explicado no site, o serviço não dá resposta a situações individuais, que continuam a ser remetidas para os livros de reclamações.



"O conhecimento mais importante para a segurança do doente é aquele que permite prevenir a ocorrência de incidentes e eventos adversos durante a prestação de cuidados de saúde. O propósito fundamental de um sistema de notificação é aprender com a experiência", explica-se no site.



Embora anónimo para quem reporta uma situação, o sistema permite que quem o utiliza acompanhe a evolução da sua queixa, ao gerar automaticamente uma password que dá acesso à evolução do processo.



Para já o serviço pode ser usado para reportar casos ocorridos em unidades do sistema nacional de saúde, hospitais e centros de saúde. A prazo poderá ser estendido também às unidades privadas de cuidados de saúde, avança o Diário de Notícias.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.