
Os sites europeus vão passar a dar ao utilizador a possibilidade de desligar os cookies, ferramentas usadas para "aprender" as preferências de cada utilizador e permitir a posterior entrega de publicidade ou conteúdos moldados aos seus gostos e interesses.
A medida entrará em vigor por iniciativa do sector e conta com o apoio de nomes como a Yahoo, Microsoft, Google ou AOL, que estão entre as empresas que se preparam para adoptar as novas regras e exibir nos seus sites o botão que permite desactivar estes sistemas.
Na prática a alteração vai passar a permitir que o utilizador decida se pretende ou não dar acesso à sua informação, quando navega. As páginas vão passar a contar com um botão com a designação AdChoices, a partir do qual o utilizador pode fechar o seu PC à acção dos cookies, por via de uma alteração às configurações de privacidade.
Vale a pena sublinhar que as medidas, propostas pela indústria como medidas de auto-regulação, são anunciadas cerca de um mês antes da entrada em vigor de uma nova Directiva europeia, que determina que os sites só podem instalar cookies com a autorização dos respectivos utilizadores.
Em declarações à Reuters, que avança a notícia, um representante da indústria assegura no entanto que as medidas agora definidas não estão directamente relacionadas com a entrada em vigor da Directiva. Estão alinhadas com alterações que também estão a acontecer no mercado norte-americano, igualmente resultantes de um acto de auto-regulação.
Nota da Redacção: Foi feita uma correcção a algumas expressões para melhor definir o âmbito dos cookies.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários