O Índice Português de Desempenho (KPBI30) de websites registou em 2003 uma melhoria de 10 por cento face aos valores apurados em 2002. No último ano o KPBI30 oscilou entre os "4 a 10 segundos, quando em 2002 os valores se situavam entre os 6 e 10 segundos", revela a Marketware entidade responsável pela monitorização da Internet em Portugal. O tempo médio de carregamento dos 30 sites monitorizados passou de 7,93 segundos em 2002 para 7,22 segundos no ano passado.



Por sectores, a área financeira continua a registar os melhores desempenhos, com uma melhoria ligeira face aos valores do ano anterior (4,79 segundos em 2002 para 4,70 segundos em 2003). O sector da tecnologia está agora na segunda posição do índice, recuperando da penúltima posição ocupada no ano anterior e melhorando o tempo médio despendido para carregar a informação de 9,45 segundos para 6,18 segundos.



Na terceira posição do índice estão os websites de portais (com um desempenho cinco segundos pior que no ano anterior), seguido pelo sector de media que pioram o nível médio de desempenho em perto de 10 segundos.



Por empresas, a Marketware destaca a evolução positiva dos websites das Páginas Amarelas, Millennium BCP, DGRN, Segurança Social, Portugal Telecom e IOL.
Negativamente são apontados os desempenhos dos sites do Infocid, SIC, Continente e Zdnet.



No que respeita à disponibilidade - característica de análise introduzida pela primeira vez no ano passado - a empresa destaca o site do Millennium BCP que registou ao longo de todo o ano "apenas 109 problemas no total de 10.386 medições", explica um comunicado.



Notícias Relacionadas:

2003-08-22 - Portugal novamente na lista dos países mais afectados pela onda de vírus

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.