No ano passado a Google tinha anunciado o Privacy Sandbox no Android, e agora está a lançar uma versão beta desta iniciativa que pretende melhorar a forma como são geridas as notificações e partilha de dados de aplicações, aumentando a confiança dos consumidores.

Num post publicado hoje por Anthony Chavez, vide presidente de gestão de produto da Google, a empresa explica que "a publicidade digital desempenha um papel fundamental no apoio  aos milhões de programadores que criam e mantêm estas aplicações. E como a confiança das pessoas nas aplicações tem vindo a aumentar ao longo do tempo, também aumentaram as  suas expectativas relativamente à privacidade".

A Google trabalhou nos últimos meses com vários parceiros da indústria e agora disponibilizou a primeira beta para alguns smartphones Android, permitindo aos utilizadores e programadores experimentarem e avaliarem esta solução. A empresa adianta que é só "uma pequena percentagem de dispositivos Android 13" que vai ter acesso a esta beta, mas que isso será alargado gratuitamente.

"Os dispositivos participantes serão determinados aleatoriamente. Caso o seu dispositivo seja selecionado para este teste, o utilizador será avisado através de uma notificação Android", adianta Anthony Chavez.

Há novas APIs que foram pensadas para dar prioridade à privacidade e que a Google diz que não usam identificadores que possam  rastrear a atividade entre aplicações  e websites. "As aplicações  que optarem por participar na versão Beta podem usar essas APIs para mostrar ao utilizador  anúncios relevantes e medir a  sua eficácia", sublinha.

O utilizador poderá controlar a sua participação na versão Beta ao aceder à seção Privacy Sandbox nas Definições do seu dispositivo. A partir deste ecrã, o utilizador vai poder ver e gerir os interesses que as apps podem usar para lhe mostrar anúncios relevantes. Por exemplo,  pode ver que o Android estimou que o utilizador está interessado em tópicos como  filmes ou atividades ao ar livre, e este pode bloquear qualquer tópico que não corresponda aos seus interesses. E, caso não pretenda participar na versão Beta, basta desativar a opção nas definições.

"O nosso objetivo com o Privacy Sandbox é melhorar a privacidade do utilizador e, ao mesmo tempo, proporcionar às empresas as ferramentas necessárias para o sucesso online. As abordagens de maneira brusca que não oferecem alternativas viáveis prejudicam os programadores de aplicações e também não funcionam ao nível da privacidade do utilizador, levando a formas menos privadas de rastrear os utilizadores, tais como, fingerprinting no dispositivo, que usa mecanismos que os utilizadores não conhecem e não podem controlar", justifica o vice presidente de gestão de produto.

A Google já publicou orientações para os programadores sobre como participar na versão Beta e recomenda que os interessados sigam o blog Privacy Sandbox para atualizações regulares.