A variante S do worm Sober mantém um nível de propagação elevado e corresponde a quase cinco por cento do tráfego total de Internet. A capacidade de propagação do vírus é tal que este é já responsável por 77 por cento da actividade virulenta na Internet, detalhava um relatório da Sophos, publicado na passada sexta feira.



De acordo com esta análise o vírus não terá perdido capacidade de propagação ao longo dos dias e mantinha-se uma ameaça continuando a atingir vários tipos de utilizadores, inclusive em grandes empresas que já teriam procedido às actualizações de segurança, detalha um comunicado da empresa de segurança.



Recorde-se que o Sober.S está incluído num anexo de uma mensagem de correio electrónico falsa, escrita em inglês ou alemão, com a oferta de bilhetes para o mundial de futebol de 2006 na Alemanha. O worm foi detectado no início da semana e identificado como um programa concebido para desactivar o software antivírus da Symantec e o firewall do Windows XP, escrito com tecnologia normalmente utilizada para criar spam.



Esta combinação de factores leva as empresas de segurança a considerar que o ataque tem como objectivo preparar os computadores afectados para distribuírem spam e explica também a elevada capacidade de propagação do código.



Notícias Relacionadas:

2005-05-04 - Sober.S tira partido de interesse no Campeonato do Mundo para infectar computadores

2004-07-29 - Sophos acusa hacker alemão de ser responsável por 70% das infecções de vírus em 2004