Apesar do atraso em relação ao calendário inicial e do catálogo de músicas mais limitado, a Sony abriu hoje o seu site de música online para a Europa. O serviço Connect está disponível para os internautas de França, Alemanha e Reino Unido, oferecendo músicas a 0,99 euros ou 0,79 libras, o mesmo preço que a recentemente anunciada iTunes Europa.



O alargamento a outros países da Europa faz parte dos planos da Sony, que se quer diferenciar também pela aposta nas editoras e artistas independentes. A loja europeia da Apple não conseguiu finalizar com sucesso as negociações com a associação de música independente, o que limitou a sua oferta nesta área.



O Connect tem um catálogo de 500 mil músicas e inicialmente estava previsto para Junho. Segundo a empresa, o atraso deveu-se a problemas de licenciamento das músicas, o que também já tinha atrasado a disponibilização na Internet de outras lojas semelhantes.



O software de download da Connect não está ainda disponível para sistemas Mac, um mercado dominado pela iTunes Music Store que na primeira semana de funcionamento na Europa vendeu mais de 800 mil faixas de música, replicando o sucesso registado na versão norte-americana.



A Sony pretende com esta loja ajudar a promover os seus leitores de música digital, cuja ligação ao site será facilitada para download de ficheiros de música no formato proprietário da empresa, o ATRAC. Os equipamentos que suportam este formato são os Network Walkman, CD Walkman, Hi-MD, PDAs Clie ou computadores Vaio.



Recorde-se que a Sony anunciou na semana passada um novo Walkman com disco de 20 GBytes que será lançado ainda este Verão.

Notícias Relacionadas:

2004-07-01 - Sony responde a iPod com leitor de música mais barato e maior capacidade de armazenamento