A Sony criou uma nova divisão de negócio destinada à coordenação e desenvolvimento de novos produtos e serviços de media digital, nomeadamente dispositivos que reproduzem música ou vídeo. Os analistas dizem que a japonesa avançou com esta nova empresa tentando recuperar quota de mercado na área da música portátil, que liderou com o seu modelo Walkman, mas onde enfrenta agora a concorrência uma nova geração de leitores, que têm no iPod da Apple o seu exemplo mais popular.



Ao que indica a imprensa, a Connect Company foi estabelecida no passado mês de Novembro e deverá entrar em funcionamento em breve, reunindo cerca de 300 a 400 funcionários.



Os engenheiros, cedidos pela Sony Japão e pela Sony Estados Unidos, irão dedicar-se ao desenvolvimento de novos leitores portáteis de música equipados com disco rígido - como acontece com o iPod - ou com os tradicionais chips de memória em que a fabricante preferiu apostar, noticia o Asahi Shimbun. Os primeiros produtos resultantes desta nova unidade só deverão chegar ao mercado no final deste ano.



A Connect Company também ficará encarregue de gerir um serviço de download de música idêntico ao oferecido pela Apple na iTunes, ou seja compatível com computadores pessoais e também com telemóveis. No futuro, esta divisão deverá oferecer igualmente serviços de vídeo e jogos.



A Sony já tem disponível uma loja de música online - de nome Connect -, mas que só oferece ficheiros no formato proprietário da empresa, o ATRAC (ver Notícias Relacionadas).


Notícias Relacionadas:

2004-07-05 - Sony abre loja de música online para mercado europeu

2004-07-01 - Sony responde a iPod com leitor de música mais barato e maior capacidade de armazenamento

2004-05-20 - Apple cria divisão de desenvolvimento autónoma para iPod