Pode parecer um capricho do século XXI, ou até um problema de primeiro mundo, mas quando um jogador de 25 anos ainda se vê obrigado a utilizar o nick "DarkKid27" online, é compreensível que o movimento tenha tantos adeptos. Falamos da possibilidade de se alterar o nome de utilizador na PlayStation Network, que há já muitos anos tem sido uma das alterações mais solicitadas por parte dos fãs da consola da Sony. No entanto, a espera pode estar a chegar ao fim.

De acordo com o portal Kotaku, especializado em videojogos, a empresa nipónica está a preparar-se para introduzir essa possibilidade na sua plataforma. O site cita fontes anónimas, mas garante que estas estão em posição privilegiada para nos fazer chegar esta informação. "Três pessoas de três estúdios diferentes [...] disseram que nos últimos meses têm corrigido bugs e ajustado opções para garantir que os seus jogos são compatíveis com os planos da Sony", escreve.

Segundo a IGN, uma quarta pessoa chegou mesmo a apresentar um documento interno da PlayStation, onde pode comprovar-se a implementação desta nova opção.

Este é, de resto, um desejo antigo da comunidade de jogadores, com o qual a Sony já concordou em várias ocasiões. Shawn Layden, atual presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios, admitiu em 2017 que a novidade estaria para breve. O que é certo, contudo, é que, até à data, não existem quaisquer indicações oficiais de que a funcionalidade está pronta.