A Sony confirmou que foi alvo de mais um ataque hacker, que levou ao bloqueio do acesso de cerca de 93 mil contas da PlayStation Network, Sony Entertainment Network e Sony Online Entertainment. Segundo a empresa o ataque afetou menos de 0,1% dos utilizadores destas redes e os dados de cartões de crédito associados às contas não estão em risco.

Um comunicado emitido esta manhã refere que foram validados as identificações e passwords destes utilizadores e que apenas uma pequena fração destas contas mostrava atividade adicional depois do bloqueio, pelo que a empresa está já a rever estes acessos para identificar as falhas de segurança.

A empresa adiantou que vai enviar notificações de email para os utilizadores cujas contas foram afetadas informando-os da necessidade de muar a password e dando instruções sobre como devem validar as contas.

O ataque terá acontecido durante o fim-de-semana, usando uma lista de nomes de utilizadores e de passwords que a Sony garante não ter sido retirada do seu site.

Recorde-se que em Abril a Sony foi alvo de um ataque informático que deu aos hackers acesso a mais de 100 milhões de contas de utilizadores das suas redes. Esta é considerada uma das maiores falhas de segurança de sempre e levou à suspensão dos serviços PlayStation Network e Qriocity durante mais de um mês e meio, enquanto a empresa lutava para encontrar uma solução e reforçar a segurança.

Noutras áreas a Sony está também em maré de azar. A empresa confirmou também hoje que vai recolher mais de 1,6 milhões de televisores LCD em todo o mundo depois de ter registado vários “incidentes” relacionados com componentes defeituosos.

Segundo a empresa todos estes “incidentes” foram registados no Japão e os utilizadores reportaram a emissão de fumo e o derretimento de alguns componentes dos televisores. Estes televisores foram fabricados em 2007 e 2008, tendo sido vendidos também na Europa e nos Estados Unidos.
O tema é desenvolvido pelo TeK aqui.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico