Sendo o período do Natal e fim de ano tipicamente mais movimentado para a generalidade das caixas de correio electrónico, as empresas de segurança começam emitir os primeiros alertas, prevenindo os utilizadores de Internet para a sua maior exposição a eventuais ataques.



A Trend Argentina prevê que no período de festividades os ataques e as mensagens de correio não solicitadas aumentem cerca de 200 por cento face aos números habituais para o resto do ano.



A empresa de segurança elegeu uma lista de situações para as quais os utilizadores deverão estar especialmente atentos, por considerar que encabeçam as principais ameaças deste final de ano.



De acordo com esta informação, os utilizadores deverão evitar abrir mensagens com assuntos como: Happy 2005, Feliz Natal, Natal 2004, Bom 2005 ou Merry Christmas. À partida podem esconder tentativas dissimuladas de roubar dados do PC, instalar códigos maliciosos ou software espião.



A Trend Argentina dá especial atenção a técnicas como o phishing, o spyware e adware. A primeira visa roubar dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis de sites que este frequentemente costuma utilizar, solicitando-lhe a introdução de dados.



O spyware e adware são igualmente manobras típicas de disfarce para a origem das mensagens que permitem aos seus autores reunir dados sobre os gostos dos utilizadores, tipicamente usadas para fins publicitários ou ilegais.



Notícias Relacionadas:

2001-12-18 - Apesar do aumento da troca de postais electrónicos, a ameaça dos vírus permanece


2001-01-03 - Vírus de Natal chateiam mas não destroem