Depois de ter anunciado que a constelação de satélites Starlink já tinha cobertura global, com a chegada à Antártida há poucos dias, a SpaceX pretende continuar a acelerar a conetividade em serviços de mobilidade. A empresa de Elon Musk já tinha partilhado os seus planos para equipar aviões e navios com o seu sistema de internet por satélite, desde que foi autorizada a instalar os terminais em veículos em movimento.

A empresa pretende agora fornecer internet aos estudantes que têm de se deslocar em grandes distâncias entre a escola e casa, sobretudo nas zonas rurais dos Estados Unidos. Segundo um documento submetido ao regulador FCC, a SpaceX pretende equipar os autocarros escolares com terminais Starlink. O objetivo é manter os alunos online e aproveitar as viagens mais longas, e dessa forma ganharem tempo a fazer os seus trabalhos de casa.

Na sua carta submetida ao FCC, relacionada com o programa-piloto de colocar o Starlink nos autocarros escolares, a SpaceX assume o compromisso de fornecer internet aos milhões de alunos nos Estados Unidos que ainda não têm acesso a serviços de banda larga. Não apenas em casa, mas também durante o seu percurso de ida e regresso da escola. A empresa diz que quer dar prioridade em conectar as escolas e bibliotecas nas partes mais remotas do país, incluindo as zonas tribais.

O projeto submetido à FCC responde ao pedido do regulador, que criou o programa E-Rate para equipar os autocarros escolares com Wi-fi. O FCC diz que é crítico preencher a lacuna de conetividade nas deslocações dos alunos entre casa e a escola.

A SpaceX estima que cerca de 17 milhões de estudantes nos Estados Unidos ainda não têm acesso de internet em casa, sobretudo nas famílias mais desfavorecidas. E muitos dos alunos que precisam de aceder à internet vivem longe das suas escolas, enfrentando viagens longas sem conetividade. A empresa de Elon Musk diz que o seu serviço de internet poderá ser a solução necessária para o programa lançado pela FCC.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.